Search
Close this search box.

Câncer

Câncer é um conjunto de doenças causadas pela proliferação anormal das células, formando assim tumores. Existem mais de cem tipos de câncer. O câncer de pele,pulmão, mama, fígado, estômago, rim, ovário, cérebro, próstata, pâncreas e ossos são alguns exemplos. Esse nome é dado a todas as formas de tumores malignos, sendo a sua palavra originária do latim “câncer”, que significa caranguejo. Isto se deve à semelhança entre as pernas do crustáceo e os tentáculos do tumor, que se infiltram nos tecidos sadios do corpo.

Divisão celular de uma célula cancerígena
Câncer de pulmão
Tipos de câncer

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo, por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais deum tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Caso o câncer se inicie em tecidos conjuntivos como osso,músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma, tumores no sistema linfático linfomas e câncer em tecidos sanguíneos leucemia. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

Tratamento contra o câncer
CIRURGIA

É o mais antigo e mais definitivo, quando o tumor é localizado, em circunstâncias anatômicas favoráveis. Em geral é o tratamento mais importante, que influencia mais na cura do paciente. Para alguns tipos de câncer, no entanto, apenas a cirurgia não é suficiente, devido à disseminação de células cancerosas local ou difusamente.

RADIOTERAPIA

É o mais utilizado para tumores localizados que não podem ser ressecados totalmente, ou para tumores que costumam reaparecer localmente após a cirurgia.

HORMONOTERAPIA

Os hormônios sexuais são de grande importância na Oncologia, estando profundamente envolvidos no desenvolvimento de diversos tumores malignos. Pelo alto grau de dependência que estes tumores costumam manter em relação aos hormônios, o bloqueio à ação hormonal permite inibir seu crescimento.

 

QUIMIOTERAPIA

É o tratamento sistêmico para o câncer. Consiste na utilização de fármacos que tem ação citotóxica (causa danos às células). Esses fármacos podem ser ministrados isoladamente (monoquimioterapia) ou combinadas (poliquimioterapia), sendo esta última a que apresenta resultados mais eficazes, pois consegue maior resposta a cada aplicação, diminuindo o risco de resistência aos fármacos e conseguindo atingir as células em diferentes fases do seu ciclo.

 

Histórico da Quimioterapia no Combate ao Câncer

1942 – Início da Quimioterapia no Combate ao Câncer.

cancer-historia

1950 – National Cancer Institute (NCI) representa um fundamental papel no desenvolvimento de fármacos anti-cancerígenos.

1970 – Sobre o governo de Nixon essa doença recebeu especial atenção, sendo responsável pela descoberta de importantes fármacos.

Antibióticos Antitumorais
 
A importância do taxol como medicamento

1960 – 1981: 110.000 Compostos foram avaliados de 35.000 diferentes espécies sendo o Taxol o que se mostrou o mais promissor.
PROBLEMA: Para se ter 1 kg de Taxol é necessário 10.000 Kg da casca da Taxus brevifolia cerca de 3.000 árvores (que demoram de 100 a 200 anos para atingir a fase adulta) e é capaz de tratar somente 500 pacientes em um ano.

Surge uma solução
1 kg de 10-Desacetilbacatina-III – 3.000 Kg de folhas da Taxus baccata .

Hemissíntese do Taxol

Holton e Colaboradores

Bristol-Mayer

Robert A. Holton
Bristol-Mayer Squibb Company, New York N.Y.
Paclitaxel, Intaxel, Anzatax, Paxene, Taxol e Yewtaxan

RELAÇÃO ESTRUTURA ATIVIDADE DO TAXOL

1985: Potier e Colaboradores Gif-sur-Yvette – França

1994: Rhône-Poulenc Rorer S.A. (Docetaxel)

Sobre a SSCDT

Nosso grupo de pesquisa está situado em Farmanguinhos e atualmente é o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde. Farmanguinhos produz mais de um bilhão de medicamentos por ano para os programas estratégicos do Governo Federal, além de atender demandas emergenciais no Brasil e no exterior.

posts Recentes